quarta-feira, 14 de abril de 2010

Roller Cola



Em 2001, a Bebidas Poty iniciou seu projeto de implementação do Plano BPF (Boas Práticas de Fabricação) e, em agosto de 2004, iniciou a elaboração do Plano APPCC (Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle), em parceria com o SENAI e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Boas Práticas de Fabricação: São normas de procedimentos para atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e/ou de um serviço na área de alimentos, cuja eficácia e efetividade devem ser avaliadas através da inspeção e/ou investigação (Portaria 1.428/MS, de 26 de novembro de 1993). Em outras palavras, são os procedimentos necessários para a obtenção de alimentos com qualidade garantida e que não causam nenhum prejuízo à saúde do consumidor. Para a concretização da implantação do BPF foi necessário o comprometimento da direção da empresa e também de todos os colaboradores.

Atualmente, são realizados treinamentos mensais, os quais servem para reciclar o conhecimento dos colaboradores que já trabalham na empresa desde o início da implantação do Plano e também para ensinar aqueles que estão começando agora a trabalhar na empresa.

Esses treinamentos abordam os mais diversos temas, como por exemplo: manutenção da higiene pessoal e saúde dos colaboradores e da higiene durante o processamento, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, sistemática de atendimento aos clientes, sistemática de gerenciamento de lixo, prevenção da contaminação dos produtos, controle integrado de pragas, entre outros.

Análise dos Perigos e Pontos Criticos de Controle: Constitui-se na ferramenta mais eficaz para garantir a produção de alimentos seguros à saúde dos consumidores, revelando-se como um sistema lógico, prático, sistemático, econômico e dinâmico para garantir essa segurança. Além da produção de alimentos seguros, a implantação desse Sistema visa cumprir a legislação do país e melhorar a confiança dos consumidores.

O Sistema APPCC, juntamente com as Boas Práticas de Fabricação, constituem a base do controle da segurança alimentar nas Indústrias de Alimentos. Ele vem sendo adotado em todo o mundo não só por garantir a segurança e aumentar a qualidade dos produtos, mas também pelos benefícios que trazem à empresa através da redução dos custos e do aumento da lucratividade.

0 comentários: